• Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W

ATÉ QUANDO? O VAI E VEM

PARTE 1

ISBN: 978-989-52-2396-1

Páginas: 282

Formato: 14x22cm

Editora: Chiado Books

Onde comprar:

Sinopse

Conheça João, um homem que passa por diversas vidas para compreender o que faz na Terra.

Ele é um operário que detesta a vida. Sente inveja do dono da construtora. Cobiça a arquiteta, apesar de também odiá-la. Odeia tudo e todos, até ele mesmo. Nutre um sentimento de infelicidade, sem perspectiva alguma de mudar. Esta é a história de João no começo do livro Até Quando? O vai e vem, escrito pela psicóloga franco-brasileira Christiane Couve de Murville, lançado no Brasil pela Chiado Books.

Logo nas primeiras páginas, João morre e vai parar em um lugar chamado “salão de memórias”. Neste local, à margem do mundo terreno, ele encontra registros de tudo o que fez, ou não, em vida, das confusões nas quais se envolveu, mas também de quem é de verdade, de seu potencial. Ele vê também as imagens de pessoas que magoou, de desejos e sonhos frustrados. A insatisfação com a sua existência recente faz João tomar uma decisão: voltar à Terra para esclarecer equívocos, ajeitar situações que ficaram mal resolvidas e provar que tem qualidades. Ele necessita projetar novos episódios em sua vida e reeditar outros já vividos, até conseguir sentir-se satisfeito consigo mesmo, com o coração tranquilo e a consciência apaziguada, tendo realizado o seu potencial de vida. 

Retornar ao mundo terreno não é tão simples quanto imagina. Ele precisa beber da “água do esquecimento” e, assim, não se lembrará da vida passada, nem reconhecerá as mesmas pessoas de seu círculo de relacionamentos. No entanto, continua a se encontrar com os mesmos amigos, vizinhos, familiares e até inimigos. Entre as idas e vindas ao “salão de memórias”, João compreende que a felicidade está além do corpo e dos bens materiais momentaneamente arrebanhados.

E a vida seguia assim, com a turma indo e vindo, reencontrando-se, vivendo tanto momentos alegres e felizes, como desafiadores e angustiantes. Porém, até quando João e seus familiares ficariam nisso? Estavam todos presos nesse esquema que parecia interminável, repetindo sensações, situações, esquecendo-se de que constituíam uma só família.” Até Quando? O vai e vem – pag. 265

O livro apresenta reflexões atuais e durante a aventura de João e sua família, é possível refletir sobre a própria vida. Os personagens intercalam momentos de grande alegria a situações de extremo sofrimento. E a pergunta que fica é: até quando continuarão a reeditar as experiências já vividas, repetir comportamentos e retornar a lugares já conhecidos? 

A obra, que também será lançada na França, ganhou o “Prêmio Brasil Entre Palavras”, organizado pelo blog “Cura Leitura”, como melhor ficção de 2018. A continuação deste romance ficcional, Até Quando? A prisão, está em processo de tradução e será publicado em breve no Brasil.

 

  

Ilustrações de Christiane Couve de Murville