top of page
  • Foto do escritorCMurville

Lendas e Crenças da Chapada Diamantina

Atualizado: 20 de ago. de 2020


A trilogia A CAVERNA CRISTALINA (Chiado Books) é ambientada no Chapada Diamantina National Park e explora lendas e crenças locais. Confira algumas delas na publicação do Empório Chapada Diamantina a seguir. ・・・ Sangri-lá, Olimpo, Avalon, Utopia.

Há milênios, a humanidade cultiva histórias sobre reinos encantados, civilizações perdidas e ilhas paradisíacas.

Na época das grandes navegações, cada pedaço de terra descoberto reacendia nos colonizadores a crença de que poderiam ter encontrado um desses lugares mágicos. Algo similar ocorreu na Chapada Diamantina.

Quando garimpeiros, bandeirantes e desbravadores desembarcaram na região, a beleza das paisagens fez muitos acreditarem que tinham se deparado com algum império lendário. Ainda hoje, acredita-se que a Chapada poderia esconder as seguintes cidades míticas: 1. Agartha. Segundo contam, as cavernas da região são portais para essa fortaleza subterrânea. Seus habitantes seriam remanescentes da Atlântida, o continente submerso. Eles saíram das águas e se mudaram para as profundezas do solo, onde construíram um avançado centro tecnológico integrado à natureza. 2. Eldorado. O mito da cidade dourada é divulgado desde que os espanhóis chegaram à América. De acordo com relatos, o ouro brotava abundantemente dos rios que corriam nesse lugar fascinante. A riqueza era tanta que todas as construções do local foram erguidas com o metal brilhante. Embora a Amazônia já tenha sido apontada como a localização de Eldorado, há quem acredite que ela, na verdade, esteja escondida sob o Vale do Cercado, perto de Palmeiras. 3. Apuarema. O escritor e jornalista Renato Luís Bandeira tinha 16 anos de idade quando leu um artigo sobre uma cidade mítica escondida no sertão baiano. Fascinado, Bandeira se dedicou ao estudo do tema por 20 anos. Depois de várias pesquisas, ele organizou uma expedição arqueológica pela Chapada em 1985. O assunto ganhou destaque na imprensa e levou Renato Bandeira a escrever a obra “O enigma de uma civilização perdida no sertão da Bahia: mito ou realidade?”. Apuarema, cujo nome significa “serra formosa”, seria uma cidade guardada por indígenas louros e falantes de uma língua semelhante ao guarani. Esse grande povo teria desobedecido aos deuses e foi destruído por uma forte chuva de fogo. Verídicas ou não, essas histórias provam que a Chapada é o refúgio perfeito para os maiores sonhos da humanidade. #trilogia #dicadalilian #ChapadaDiamantina #Igatu #livros #leitores #leitura #autora #autoranacional #Leia #LeiaLiteraturaNacional #aventura #ficção #romance #espiritualidade #viagensnotempo #portaisdimensionais #mulheriodasletras #projetoecoliterario #LivrariaMulherio #leiamais #euleionacional

507 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page