• CMurville

encaNtamento


Fui convidada para dar uma palestra em uma universidade bem conhecida e respeitada no exterior. Aceitei prontamente, me senti muito honrada pelo convite. Só que o evento era em inglês. Apesar de me virar razoavelmente bem neste idioma, sabia que precisava preparar muito bem a minha apresentação e treinar o inglês. Uma amiga coach e professora de inglês me ajudou a preparar e treinar a minha fala.


Em um de nossos encontros virtuais, afinal agora as reuniões acontecem por zoom, eu comentei: – Como não domino tão bem o inglês como o português, acho difícil me soltar do esquema que preparei para a palestra e improvisar, ser mais natural e espontânea. Minha amiga respondeu: – Não sei por que você está jogando este encantamento sobre você!


Parei para refletir sobre o que havia dito. E, realmente, não deveria ficar falando sobre uma possibilidade que eu não gostaria que acontecesse comigo. Afinal, como já sabiam muito bem os antigos, abracadabra significa que as palavras criam, têm poder de materialização! Criamos ao falar! Logo, todo o cuidado é pouco e, se não temos algo de útil ou gentil a dizer, melhor ficarmos quietos.


Mudei o discurso. Passei a falar somente o necessário e sobre coisas positivas. A palestra foi um sucesso!


#crônica #crônicas #autora #autoranacional #encantamento #abracadabra #feitiço #palavra #magia #poder #materialização #literatura #literaturanacional #literaturacontemporânea #literaturabrasileira #dicadalilian #euleionacional #leiamais #Leia #LeiaLiteraturaNacional #proejtoecoliterário #mulheriodaletras #livros #leitores #leitura

10 visualizações2 comentários
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W
  • Twitter B&W